Projecto Beremiz

 Baseado no livro de Malba Tahan “O Homem que Calculava“, este projecto pretende estimular a curiosidade das crianças para uma área tão frequentemente considerada “árida”; duma forma por vezes divertida, por vezes misteriosa, são abordados vários casos matemáticos adequados aos jovens do 2º ciclo (Fase 1) e do 3º ciclo (Fase 2): alguns, simples curiosidades, outros que se prendem com a matéria incluída nos programas.

Fase 1

Assim Falou Beremiz

  • espectáculo / oficina – 5º, 6º e 7º anos

Duas pessoas que conheceram Beremiz falam dele, contam episódios da sua vida e apresentam exemplos da sua sapiência e dos seus esplêndidos dotes de cálculo

Na sala de aula, a Odalisca e o Adivinho apresentam uma história que dá a conhecer um determinado caso da Matemática; em seguida, os alunos são convidados para ajudar a contar essa história, ora intervindo enquanto personagens, ora ajudando na demonstração do caso apresentado.

Posteriormente, todas as turmas participantes se reúnem e assistem ao espectáculo – conduzido pelos actores e pelos voluntários – que integra todas as histórias e casos matemáticos apresentados nas salas de aula.

*

Fase 2 (em preparação) Beremiz, o Calculista

  • espectáculo – 3º ciclo

Beremiz, prodígio do cálculo, atravessa a antiga Arábia deixando atrás de si o rasto lendário dos seus feitos: num só olhar, conseguia calcular quantas folhas tem uma árvore, quantas abelhas tem um enxame! Vai contar-nos como conseguiu repartir 35 camelos por 3 irmãos, como, usando apenas 4 quatros, se obtêm todos os números de 1 a 100 (excepto o 41!), vamos saber quanto é metade do tempo duma prisão perpétua, qual a origem do jogo de xadrez, qual a fórmula matemática da beleza! Vamos acompanhá-lo e descobrir com ele a poesia que têm os números, porque, como ele próprio afirma: louvado seja Allah, que criou a Mulher, o Amor e a Matemática. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *