Pregões

IMGpeq“Ó meninas desta rua
Venham todas à janela
Venham cá ver o Germano
E comprar uma cautela”

Assim se poderia anunciar este espectáculo de vozes e chamamentos ou, como disse Giacometti, “do pregão dos vendilhões à loa dos autos sacros, no apregoar de uma mercadoria ou de um acontecimento, no toque festivo de uma alvorada (…) na disputa de cantadores ao desafio, na lamúria dialogada de cegos pedintes, na palavra entoada em autos e ritos, por ruas, praças e palcos improvisados, de acordo com a sentida necessidade de quebrar silêncios impostos na solidão colectiva”. Passado que é presente, ou no Dia Mundial da Voz não teriam ido jornalistas descobrir os pregões que ainda se ouvem pelas ruas. Em pleno séc. XX, em Alcoutim, ainda os pregões eram mandados lançar pelos interessados e normalmente tinha um sentido comercial; o trabalho era pago com o produto que se apregoava.

Com o mesmo intuito vos lançamos estes Pregões, na voz daquelas que ainda os ouviram, todos eles, na sua primeira juventude.

Encenação, Dramaturgia e Figurinos Criação Colectiva
Fotografia, Desenho e Operação de Luz, Desenho e Operação de Som Produções Acidentais
Grafismo Henrique Neves
Produção Executiva Produções Acidentais
Interpretação Alexandrina Neto, Celeste Sampaio, Elvira Marques, Encarnação Vidal, Ermelinda Bernardo, Generosa Mendes, Gracinda Rebôlo, Irene Costa, Irene Martins, Marlene Patrício, Rosa Fragoso, Silvina Rosa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *